Rugby: lesões mais comuns no ombro
- vitorrodriguesdomi
- Nov 20, 2021
- 2 min read
Rugby é o nono esporte mais popular do mundo e se encontra em crescimento em novos territórios como américa do norte e do sul. É um esporte com traumas em alta velocidade com jogadores com grande massa corporal o que o faz o rugby ser o esporte com maior incidência de lesões traumáticas de todos os esportes.
As lesões mais frequentes dentre os praticantes são as lesões dos joelhos seguidas das lesões nos ombros. Apesar de ser a segunda lesão mais frequente as lesões dos ombro são as lesões que afastam por maior tempo esses esportistas. A energia dos impactos é tão grande que chega a ser comparada a acidentes automobilísticos com baixa velocidade.
As lesões no ombro desses profissionais são divididas em 4 mecanismos principais :
1- Tackler injury - Essa lesão ocorre quando um jogador com o ombro a 90 graus de abdução recebe um impacto com direção posterior do mesmo. Luxações anteriores da articulação glenoumeral são as lesões mais comumente associadas a esse tipo de trauma.
2- Try-scorer injury - essa lesão ocorre quando o jogador se projeta para realizar um ' try' com o braço flexionado acima da linha da cabeça com uma forca posterior sendo aplicada no mesmo por outro jogador ou pelo próprio peso do atleta, levando a uma hiperextensão forcada do membro.
Lesões por esse mecanismos podem causar dano aos tendões do manguito rotador assim como lesões do labrum.
3-Direct impact injury- O atleta carregador da bola de rugby sofre lesões por traumatismo direto sobre a face lateral do ombro. Podendo ser caudadas tanto por outros jogadores como por impacto contra o solo.
Esse tipo de mecanismo de trauma pode causar lesões principalmente na articulação acrômio clavicular do ombro.
4. Flexed fall injury- Esse tipo de lesão ocorre quando o jogador que carrega a bola e erguido por outro jogador e cai sobre o membro superior com o cotovelo batendo ao solo. Esse mecanismo gera um vetor de força posterior na articulação do ombro causando lesões do labrum posterior.

Comments