Lesão de Bankart - Luxação do ombro.
- vitorrodriguesdomi
- Jan 27, 2022
- 1 min read
História
Essa lesão recebeu o nome de Arthur Sydney Blundell Bankart (1879-1951) , cirurgião ortopédico britânico. Em seu artigo original, Bankart descreveu uma lesão avulsiva dos tecidos moles fibrocartilaginosos ao longo da articulação glenoumeral anteroinferior ocorrendo em associação com a luxação anterior do ombro.
Bankart postulou que se tratava de uma lesão das estruturas dos tecidos moles que predispunha especificamente à luxação recorrente . Por esta razão, alguns insistem que o termo "lesão de Bankart" ser reservado para lesão de tecidos moles.

Localização anatômica da lesão de Bankart na região anteroinferior da glenóide.
Anatomia
As lesões de Bankart ocorrem em mais de 97% dos pacientes que sofrem o primeiro episódio traumático de luxação do ombro. Essa lesão é caracterizada como um descolamento do complexo glenóide capsulolabral anteroinferior, resultando em perda da altura labral e alongamento da banda anterior do ligamento glenoumeral inferior. Esse defeito anatômico descrito por Bankart com é chamado de a “lesão essencial” e é a responsável pela perpetuação da instabilidade do ombro.

Lesão de Bankart com a visão lateral sem o úmero.
Opmerkingen